EXCLUSIVO: Boa oferta de feijão de qualidade faz preços recuaram nesta semana

Publicado em 09/06/2011 12:08 e atualizado em 09/06/2011 13:36
Feijão: preços do produto de qualidade caíram nesta semana com o aumento da oferta de feijão do Paraná. Pressão negativa nos preços deve aumentar com evolução da safra.

Segue em bom ritmo a segunda safra de feijão na maior parte das regiões produtoras.
No Rio Grande do Sul, a colheita chega praticamente ao fim, com um restante de apenas 5% da área total a ser colhida "A qualidade é boa e a produtividade está segundo as estimativas", comenta o analista da Safras e Mercado, Eduardo Aquiles.  Já no Paraná, a segunda safra chega particamente na metade e dados mostram que que a produção diminuiu em torno de 6% em relação à segunda safra do ano passado. "Esse volume reduziu praticamente por causa da alternativa de outras culturas e ao preço também", comenta.

No mercado atacadista, a oferta do feijão de boa qualidade segue em bom ritmo, o que reflete na queda dos preços. Só nesta semana, houve um recuo médio de cerca de 2% a 3% para os preços do feijão carioca extra. Os valores da saca de 60 kg passaram de  R$ 113,00 para R$ 110,00, em São Paulo.  O analista acredita que os atuais preços ainda remuneram o produtor, porém, proporciona uma baixa receita, fator que pode desestimular o plantio futuramente.

Eduardo alerta que a pressão por redução dos preços deve continuar com a evolução da colheita. A oferta deve aumentar e a tendência é de que os preços sofram uma leve retração com a evolução da safra.

Por: Aleksander Horta e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado