EXCLUSIVO: Chuva beneficia evolução da safrinha no Paraná

Publicado em 13/06/2011 12:07 e atualizado em 13/06/2011 14:03
Milho: safrinha no Paraná pode se recuperar depois das chuvas da semana passada. Apenas as lavouras que estavam em fase de florescimento, durante o período de estiagem, terão problemas. Relatório com as perdas será divulgado no final de junho.

A volta das chuvas na semana passada no sudeste do Brasil, trouxe benefícios para a lavoura do Milho Safrinha no estado do Paraná. Muitos produtores atrasaram o plantio da safra, prejudicada pela forte estiagem que atingiu a região, principalmente no mês de maio.

Segundo o Diretor do Deral do Paraná, Otmar Hubner, a lavoura que ainda vai florescer nos próximos dias e com menos estresse hídrico ainda poderá ter uma boa produtividade. "A lavoura que já teve quebra ou que já teve comprometido o petencial produtivo, com certeza não vai reverter", comenta. Com isso, o diretor acredita que há a possibilidade de diminuição na produtividade média do estado. "Mas, muitas vezes, uma lavoura que tem um potencial produtivo maior ajuda a média do estado e a quebra média acaba não sendo tão alta", conclui.

Otmar explica que o relatório com as perdas totais das lavouras do estado será divulgado no final de junho. "O nosso pessoal estará a campo na semana que vem e daí que nós vamos ter uma idéia de números", diz, afirmando não acreditar em perdas tão expressivas.

A área de produção de milho safrinha no Paraná é recorde nesta temporada, com 1,7 milhão de hectares, tamanho aproximado à área plantada no auge da safra de milho normal, em torno de 2 milhões de hectares. A produção estimada para esta safra é de 7,4 mil toneladas, se a produtividade não for comprometida. "Seria um pouco menos que o ano passado, que tivemos produtividade recorde", conclui.

Por: Aleksander Horta e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado