EXCLUSIVO: Safra do boi dá sinais de ter chegado ao fim e mercado já olha para o possível aumento no confinamento

Publicado em 13/06/2011 14:33 e atualizado em 13/06/2011 17:30
Boi gordo: mercado está pressionado com o atacado perdendo força e consumidor migrando para carne de frango e suína já que não houve repasse de baixa para a bovina. Confinamento deve se confirmar maior e pecuarista precisa trabalhar no mercado futuro de opções.

 

O mercado do boi gordo começa a semana com forte pressão baixista já que o atacado perde força próximo à segunda quinzena do mês de junho. Sem o repasse da baixa para a gôndola o supermercado, o consumidor começa a migrar suas compras para as carnes concorrentes, como frango e suína. As câmaras frigoríficas começam a segunda-feira (13), ainda cheias e a expectativa é para novos recuos no preço da arroba.

Segundo Caio Junqueira, consultor da Cross Investimentos, o brasileiro vive um momento difícil onde a inflação controla o consumo, principalmente dos alimentos que vêm puxando em alta para o país.

Com os sinais – aumento na oferta de animais terminados – de que a safra pode estar chegando ao fim, o mercado olha para a entressafra que parece se confirmar maior, como afirma Junqueira. Apesar da alta significativa, tanto interna como internacional, do milho e outros cereais que compõe a ração animal, o confinamento de 2011 pode ser maior já que o pecuarista aproveitou a relação de troca com o bezerro e o boi magro no período da alta na safra.

Diante desta expectativa, o consultor aconselha que o criador invernista, mesmo sem familiaridade com o negócio, procure corretoras e consultorias para trabalhar com contratos a futuro para garantir, pelo menos, os R$ 100,00/@ cotados atualmente na Bolsa de Mercadorias e Futuro (BM&F). “Eu sugiro que ele [pecuarista] procure alternativas para se assegurar nesses determinados preços”, diz.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado