EXCLUSIVO: Mercado corrige preços com avanço do plantio nos Estados Unidos e segue pressionado

Publicado em 14/06/2011 13:39 e atualizado em 14/06/2011 16:26
Grãos: avanço no plantio norte-americano pressiona pelo segundo dia as cotações em Chicago. Milho trabalha no seu limite de baixa, enquanto a soja perde acima de 16 pontos (principais vencimentos). Mas fundamentos dão suporte para a alta, inclusive no Brasil.

Com queda de quase 30 pontos na Bolsa de Chicago, a soja e o milho trabalham desde a semana passada em movimento de correção de preço após números do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) confirmarem o avanço do plantio no país. Diante do novo cenário, o temor sobre redução no plantio e produtividade pressiona o mercado dos grãos.

Flávio França, analista da Safras e Mercado, aconselha cautela neste momento aos produtores brasileiros já que os preços do cereal no mercado interno também sentem a pressão da baixa. Segundo ele, a colheita pelo Brasil avança e números do Mato Grosso são positivos, causando surpresa para o mercado após problemas com estiagem na lavoura.

Por outro lado, os trabalhos estão apenas começando. Para França, ainda há muita expectativa sobre a colheita e ainda há risco climático ameaçando o campo. O alerta é para aqueles que estão colhendo ir aproveitando para realizar vendas compassadas a fim de aproveitar os altos preços do mercado.

Ao contrário do milho, a soja da safra 2010/11 já está quase que 70% comercializada. O produtor soube aproveitar os momentos de pico de alta e fez média de vendas se antecipando no lucro para enfrentar a atual pressão o mercado internacional.

Apesar da baixa, o analista afirma que os preços permanecerão no suporte dos fundamentos pelo médio e longo prazo.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado