EXCLUSIVO: Sistema de integração deverá sustentar a produção avícola na alta do milho

Publicado em 14/06/2011 13:57 e atualizado em 14/06/2011 18:26
Frango: apesar da alta do milho, avicultura brasileira se ajusta à nova realidade estimulada pela produção integrada com as empresas. Produção individual está ameaçada. Carne de frango continuará a ser a mais barata no médio e longo prazo.

A alta no preço do milho no mercado mundial preocupa a cadeia produtora de carnes no Brasil. Para avicultores e suinocultores, o momento é para reajustar também os custos do sua produção para não haver maiores prejuízos. O que assegura é o consumo pelas carnes que não a bovina.

Muito otimista, o consultor de mercado da OD Consulting, Osler Desouzart, acredita que está é um mal momento a ser superado pelos avicultores. Porém, aos produtores a quem se refere são aqueles que contam com o estímulo das indústrias para continuar na cadeia produtora, são os integrados. Já o independente, este corre sim o risco de abandonar a atividade.

Segundo Desouzart, o Brasil dá condições favoráveis com o sistema de integração entre a indústria e os avicultores para que o trabalho continue. O país é hoje o terceiro maior produtor mundial, primeiro exportador de carne e forte consumidor. Com forte demanda, afirma ser difícil a produção acabar.

Para isso, o integrado precisa estar preparado para enfrentar mal momento, pois há expectativa de melhora para o mercado no longo prazo.

Para o consumidor que tende a pagar por essa alta, o consultor ainda acredita que a carne de frango continuará a ser a mercadoria mais barata na gôndola o supermercado.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado