EXCLUSIVO: Demanda por carne bovina segue enfraquecida; oferta de animais pode aumentar com seca nos próximos 15 dias

Publicado em 15/06/2011 13:08 e atualizado em 15/06/2011 15:47
Boi: período seco nos próximos 15 dias pode obrigar pecuarista a desovar restante do rebanho e aumentar oferta de animais terminados. Demanda por carne continua fraca e deve piorar na segunda quinzena do mês.

Mercado do boi gordo segue frouxo. A queda das temperaturas continua prejudicando as condições das pastagens, ocasionando o constante aumento de oferta no mercado, apesar de o volume não ser grande.


A desvalorização no mercado físico também influencia as cotações futuras. Apesar de uma leve recuparação das cotações da BM&F hoje em relação ao último fechamento, os preços ainda seguem desvalorizados. A especialista em mercado pecuário da XP Investimentos, Lygia Pimentel, conta que a valorização entre safra e entressafra é uma das menores da história, levando em consideração os preços do mercado físico e futuro.  O valor do boi para outubro, segue hoje em torno de R$ 100,90/@, valor considerado bastante baixo para entressafra. "Esse mercado futuro é o mais pessimista da história", reforça.


No mercado físico, os altos preços da carne vermelha e a concorrência com outros tipos de proteína mais baratas impedem a reação da demanda, que hoje é o principal fator de pressão do mercado. Nos próximos quinze dias, a previsão é de que haja uma seca mais severa,  o que pode obrigar o pecuarista a desovar o restante do rebanho e aumentar oferta de animais terminados. Por outro lado, a demanda deve ficar enfraquecida na segunda quinzena do mês, deixando o mercado ainda mais frouxo. 

 

Por: Aleksander Horta e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado