EXCLUSIVO: Dólar e mercado financeiro derrubam cotações em Chicago

Publicado em 15/06/2011 13:40 e atualizado em 15/06/2011 16:10
Grãos: crise no mercado financeiro pressiona junto com o avanço no plantio dos Estados Unidos as cotações em Chicago nesta quarta-feira. Com expectativa de grande safra, fundamentos se enfraquecem. Muita volatilidade pelos próximos dias.

Com a pressão do mercado financeiro, muito influenciada pela crise na Grécia, e a forte queda do dólar índex, a cotação dos grãos trabalham muito pressionados na Bolsa de Chicago nesta quarta-feira. Existe também o fato de que, depois das chuvas de maior, o clima do mês de junho favoreceu o avanço do plantio tanto do milho como da soja da nova temporada norte-americana.

Fernando Muraro Junior, da AgRural, o cenário climático está normalizado na região leste dos Estados Unidos, assim como a oeste já apresenta excelentes condições para o cultivo dos grãos. Assim, os fundamentos começam a se enfraquecer, já que há a expectativa de colherem uma grande safra. O mercado só se sustenta devido a realidade dos estoques mundiais de grãos estarem escassos, bem como, será preciso que a demanda, principalmente da China, volte a elevar os preços.

Por outro lado, o mercado financeiro ameaça muita volatilidade para os próximos 30 dias. Ainda hoje, o dólar índex tem a segunda maior alta do ano, subindo mais de 1,5%, enquanto que as commodities, agrícolas e não-agríclolas despencam no mercado. Muraro pede alerta neste segundo semestre, pois os problemas na Europa podem influenciar negativamente este cenário.

No Brasil, a queda do mercado reflete na redução do preço da saca no mercado interno. Segundo Muraro, da última semana para cá, a pressão reduziu US$ 1,00 nos principais vencimentos da CBOT e, consequentemente, derruba o mercado físico brasileiro e os negócios nos portos. O momento é de cautela.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado