EXCLUSIVO: Terceira safra de feijão deve chegar com atraso ao mercado

Publicado em 17/06/2011 11:57 e atualizado em 17/06/2011 13:41
Feijão: Terceira safra deve chegar com atraso ao mercado já que produtores adiaram o plantio para conter infestação da mosca branca. Com isso, pressão de oferta em julho deve reduzir e preços podem se manter estáveis.

Preços do feijão apresentam leve alta no mercado atacadista com a falta de produto de melhor qualidade, mas o lucro ainda não chegou para o produtor, cujas cotações continuam praticamente estáveis. No Paraná, os preços ao produtor giram em  torno de R$ 80,00 a saca de 60 kg. Já para o feijão preto no rio Grande do Sul, o valor segue em torno de R$ 69,00 a saca. "Os preços tiveram ligeiras variações tanto para mais quanto para menos dependendo da localidade", diz o analista da Safras e Mercados, Eduardo Aquiles, afirmando não acreditar em alta dos preços ao produtor no curto prazo com a desaceleração do consumo de feijão nas férias de julho.

Eduardo conta que a terceira safra de feijão deve chegar com atraso ao mercado já que produtores adiaram o plantio para conter infestação da mosca branca. Desta forma, a pressão de oferta em julho deve reduzir e os preços podem se manter estáveis. "A tendência é que, lá por agosto, a oferta do feijão de melhor qualidade comece a surgir com mais intensidade", comenta.



Com redução de 10% dos preços mínimos ao produtor, provavelmente haverá uma diminuição da área plantada com feijão na próxima safra, já que muitos produtores deverão optar pelo plantio de culturas mais rentáveis, como o milho, por exemplo. "Provavelmente a oferta diminua muito mais com essa divulgação da redução do preço mínimo... podemos esperar paara a próxima safra que os preços ganhem um novo fôlego", conclui.

Por: Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado