EXCLUSIVO: Soja se recupera em Chicago com previsão de chuvas nos Estados Unidos

Publicado em 21/06/2011 17:21 e atualizado em 21/06/2011 18:15
Soja: grãos encerram a terça-feira com ganhos de até 2 dígitos em Chicago. Previsão de chuvas para as lavouras norte-americanas e calma no mercado financeiro puxaram a alta. Clima pode garantir novas altas para a soja.

Após a queda do mercado dos grãos nos últimos dias, os preços reagiram nesta terça-feira e encerraram com alta de até dois dígitos em Chicago. Após noticiar previsão de chuvas para os próximos 10 dias no cinturão de grãos norte-americano, os grãos sentem a entrada do mercado climático que pode influenciar muito o desenvolvimento das lavouras. Ainda hoje, o mercado financeiro se acalmou com a possibilidade de recuperação da economia grega.

Segundo Marcelo Bartholomeu, consultor da FCStone em Campinas, explica que ao olhar os mapas climáticos de longo prazo para o desenvolvimento das lavouras, há expectativa de que alta nas temperaturas e novamente a incerteza climática põe em risco a produção de soja e milho dos Estados Unidos em momento que os estoques mundiais estão apertadíssimos.

Assim, o consultor acredita que apesar da forte volatilidade nos preços daqui para frente, o mercado da oleaginosa não deve romper o piso de US$ 13,50/bushell, mas sim, voltar a subir e romper os US$ 14,00/bushell.

O ânimo dos mercados nesta terça-feira também foi influenciado pela alta do petróleo em Nova Iorque e a queda do dólar frente a outras moedas globais.

Bartholomeu ainda alerta atenção para com os próximos relatórios do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), de olho na oferta e possível volta da demanda para as cotações encontrarem o equilíbrio em novos patamares.

Por: Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado