DA REDAÇÃO: Mercados voltam a cair em Chicago nesta quarta-feira com melhora do clima nos EUA

Publicado em 22/06/2011 13:52 e atualizado em 22/06/2011 15:15
Grãos: mercados realizam lucros em Chicago nesta quarta-feira, devolvendo os fortes ganhos da terça. Especuladores estão de olho no relatório do USDA do próximo dia 30 para se posicionarem. Milho deve continuar liderando o mercado.

Após encerrar a última terça-feira (21) em forte alta, o mercado dos grãos trabalham em movimento técnico nesta quarta-feira na Bolsa de Chicago (CBOT), devolvendo os lucros por conta da previsão de melhora para o clima nas lavouras de soja e milho dos Estados Unidos. Além do mercado climático, investidores estão vendendo suas posições já que no próximo dia 24 vencem os contratos de opção nas bolsas internacionais.

Direto de Chicago (EUA), o analista da RJ O’Brien, Pedro Dejneka explica que mapas mostram ameaça de seca e tempo quente para os próximos 10 dias na regiões de cultivo da soja e do milho nos Estados Unidos. Portanto, o mercado climático entra em vigor e traz volatilidade aos preços na CBOT até a safra se definir positiva ou negativamente para o mercado.

Para o próximo dia 30 de junho, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos divulgará mais um relatório sobre a oferta e demanda mundial e, de olho nos números, os especuladores podem ou não voltar às suas posições na bolsa. O analista ainda avalia que até meados de julho o mercado tende a se posicionar com essa definição de safra.

Dejneka aposta em novas altas para a próxima semana, com o milho sendo o carro-chefe entre os grãos já que o estoque do produtor norte-americano é baixíssimo e fundamental para sustentação dos preços. Vale lembrar que, com a queda dos preços nos últimos dias, existe a tendência de que compradores como a China volte às compras.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado