DA REDAÇÃO: Preços do leite registram alta de 3% na média nacional

Publicado em 04/07/2011 11:43 e atualizado em 04/07/2011 13:18
Preços do leite registram alta de 3% na média nacional de maio. Para o próximo pagamento, a expectativa é de que as cotações recuem com a maior oferta na região sul, importações elevadas e o mercado de queijos mais enfraquecido.

Preços do leite registram alta de 3% na média nacional no último mês. No sul do país houve um aumento de 5% na captação de maio. Em Santa Catarina, a produção subiu em torno de 7%, no Rio Grande do Sul, 6,4% e, no Paraná, o aumento foi um pouco menor, de 0,5% no período. "É um período que normalmente ocorre essa elevação da captação em função da safra de inverno. É esperado que o pico desta safra ocorra em agosto", comenta a pesquisadora do Cepea, Aline Barrozo Ferro.

Os agentes sulistas esperam uma produção de 10 a 15% mais elevada neste ano em comparação com o ano passado em função das condições climáticas que foram bastante favoráveis à produção de aveia e azevém no período.

Para o pagamento de julho, referente à produção de junho, a maioria dos agentes do sul do país acredita em queda de preços devido à tendência ao aumento da produção de leite.  Já para o sudeste e centro-oeste, os entrevistados acreditam em cotações mais estáveis e quase 20% apostam em novo aumento de preço, tendo em vista o período de entressafra nessas regiões.

Além do aumento da oferta do sul, o maior volume das importações do produto da Argentina e Uruguai bem como o enfraquecimento do mercado de queijos podem trazer pressão para os preços de um modo geral.

Por: Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado