DA REDAÇÃO: Geada no MS afeta cerca de 50% da área de produção do milho safrinha, diz Fundação MS

Publicado em 04/07/2011 13:56 e atualizado em 04/07/2011 17:57
Geada no sul do Mato Grosso do Sul quebra até 30% da produção da safrinha de milho. O prejuízo econômico é de cerca de R$ 200 milhões e acumulará perda social para a região.
A geada registrada entre os dias 26 e 27 de junho afetou a safrinha do milho no Mato Grosso do Sul, tendo prejudicado, segundo levantamento da Fundação MS, 50% das áreas dessa cultura.  “Essa geada de agora está nos trazendo uma expectativa de prejuízos consideráveis”, afirma o presidente da instituição e produtor rural de Maracaju/MS, Luis Alberto Moraes Novaes.

Quanto à produção do milho, embora seja difícil de mensurar no momento, Luis Alberto estima que atinja uma redução de 25 a 30%.  As plantações das áreas que tiveram menor prejuízo ou não o registraram “encontram-se em estágio avançado de desenvolvimento, quase maturação”, explica.

Em termos financeiros, um primeiro número estimando o prejuízo em todo o cone sul do estado chega a R$ 200 milhões. De acordo com o presidente da Fundação MS, há diversos comentários vindos dos produtores de que a geada devastou regiões onde elas quase não ocorriam. “Há relato de que há 40 anos não se via uma geada com a intensidade como essa dos dias 26 e 27.

A problemática é ainda intensificada, pois esses produtores realizaram o plantio do milho safrinha com atraso, devido à chuva excessiva durante a colheita de soja, “tivemos uma colheita muita turbulenta na região”, afirma. Foram registrados, segundo ele, 15 dias de chuvas ininterruptas nesse período, ocasionando uma perda de 30% na produtividade da oleaginosa nessas regiões.

Cobertura de seguro
O presidente Luis Alberto ressalta que uma pequena porcentagem desses agricultores prejudicados com a geada no milho safrinha e as chuvas na colheita da soja têm cobertura de seguro. “Essa é uma briga nossa, de longa data, que a gente possa ter um seguro agrícola mais eficiente”, defende.

Para ele, com o seguro eficiente, o reflexo negativo nas questões econômicas e sociais do Mato Grosso do Sul, em razão das fortes alterações climáticas, seriam amenizadas. Isso porque, embora o mercado esteja atualmente favorável para a soja e o milho, os produtores estão impedidos de usufruir desses bons momentos.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado