DA REDAÇÃO: Senador Sergio Souza diz que vai propor emendas ao Código Florestal

Publicado em 14/07/2011 14:06 e atualizado em 14/07/2011 18:32
Sérgio Souza (PMDB-PR) assume posição da ex-senadora Gleisi Hoffmann e apóia necessidade de uma legislação de preservação ao meio ambiente e segurança jurídica para avanço da agricultura no Brasil. Senado deve modificar pontos para atender todas regiões do país.

O Senador pelo Paraná, Sergio Souza PMDB, em entrevista a João Batista Olivi no programa Mercado & Cia, pelo canal Rural, falou sobre assuntos polêmicos como a aprovação do novo Código Florestal e a questão do paranaenses sofrendo com invasões em suas terras no Paraguai.

O senador, que ocupa o lugar de Gleisi Hoffmann (atual chefe da Casa Civil), estuda propor emendas ao novo Código Florestal, já aprovado na Câmara dos Deputados. Agora, o texto está sendo apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça para ser votado no Senado Federal.

Para Sergio Souza, o Código Florestal ainda deve sofrer muitas modificações no Senado Federal, consideradas importantes pelo parlamentar. Por isso, ele faz questão de participar das decisões, tornando-se membro efetivo das Comissões de Agricultura e de Meio Ambiente.

Aliar preservação da natureza e desenvolvimento da produção agrícola são grandes preocupação do senador. “Conservar o meio ambiente e produzir no campo não podem ser atividades concorrentes. Nós temos que ter isso muito nítido e temos que trazer aquilo que é bom para o Brasil, mas também o que é bom para o agricultor”, defende.

Paranaenses no Paraguai
Brasileiros paranaenses proprietários de terras no Paraguai estão pedindo ajuda ao Itamaraty, por sofrerem com invasões promovidas pelos campesinos. O Senador Sergio Souza defende que o governo brasileiro deveria fazer uma intervenção junto ao presidente paraguaio.

“Sempre recebemos bem os imigrantes, acho que temos que exigir do governo paraguaio o respeito devido àqueles que adquiriram legalmente suas terras lá, que foram de maneira pacífica, produzir grãos”, diz.

O senador lembra que esses brasileiros no Paraguai são os maiores produtores, os que mais geram divisas para aquele país. Recentemente, o Brasil atendeu ao anseio paraguaio no aumento dos royalties do reembolso da energia elétrica. Em contrapartida, o governo brasileiro tem condição moral de chegar a um ponto de entendimento com o país vizinho, exigindo que ofereça maior proteção às propriedades.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado