DA REDAÇÃO: Milho e trigo caem, soja se sustenta no mercado climático para fechar a quinta-feira com alta em Chicago

Publicado em 14/07/2011 18:58
Grãos: clima adverso nos Estados Unidos sustenta a soja nesta quinta-feira em Chicago, mas milho e trigo devolvem ganhos. Direção sobre produção está a mercê do mercado climático. Quebra estimula interesse pelos grãos do Brasil.

O clima adverso sobre as lavouras do cinturão de grãos norte-americano sustentou na alta as cotações da soja na Bolsa de Chicago nesta quinta-feira (14). Em compensação, o milho e o trigo embarcaram no mau humor do mercado financeiro para devolver os fortes ganhos da sessão diurna da última quarta-feira (13).

Segundo Marcelo Bartholomeu, consultor da FCStone, o mercado climático é o direcionador dos preços até a colheita da safra 2011/12 dos Estados Unidos, mas o risco para adversidades no tempo podem comprometer a produtividades dos grãos. A meteorologia prevê para os próximos 15 dias um clima quente e seco sobre as lavouras.

Com os estoques americanos da soja baixos, qualquer pequena quebra em produção prejudica a demanda pela oleaginosa. Por outro lado, estimulará a procura do compradores pelos grãos brasileiros.

Bartholomeu projeta que tendência para novas altas nos preços podem acontecer no curto, médio e longo prazos, com o produtor se atendendo a negociar seu produto nos melhores momentos dos preços.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado