DA REDAÇÃO: Clima seco e quente derruba condições das lavouras norte-americanas e sustenta o mercado

Publicado em 18/07/2011 18:53
Grãos: mau humor do mercado financeiro mundial derruba cotações em Chicago nesta segunda-feira. Clima seco e quente derruba condição das lavouras norte-americanas e é fundamento para novas altas.

O mau humor do mercado financeiro mundial derrubou as cotações do milho e do trigo nesta segunda-feira em Chicago. Apesar da pressão, o clima quente e seco sobre as lavouras norte-americanas ainda é fundamento suficiente para sustentação do mercado dos grãos no curto prazo.

O operador de mesa da Terra Futuros, Flávio Oliveira, explica que a situação climática nos Estados Unidos já aponta sinais de que o clima seco e quente derrubará a produtividade de milho e soja do país. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) divulgou em seu novo relação sobre as condições das lavouras e mostra que perda de 3% na classificação boa e excelente para o milho, número acima do que o mercado esperava.

Assim, Oliveira aposta na alta já que qualquer perda nos índices de produtividade da safra norte-americana comprometerá o abastecimento dos estoques para atender a demanda mundial.

Para os próximos dias, o mercado financeiro ainda deverá derrubar posições compradas do mercado, refletindo a crise nos países da Zona do Euro e a posição dos Estados Unidos frente ao pagamento da sua dívida. Com solução para a economia, a tendência é de que o mercado volte com força para novas altas, afirma Flávio.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

 

 

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado