DA REDAÇÃO: Bons preços do milho safrinha podem se manter até dezembro

Publicado em 19/07/2011 13:52 e atualizado em 19/07/2011 16:56
Milho: 75% da safrinha de Sorriso (MT) está colhida e é embarcada imediatamente por conta das vendas antecipadas. Perda por conta das geadas no Centro-Sul do Brasil deve garantir novas altas para o milho até dezembro.
A cotação em alta do milho safrinha, na faixa dos R$ 17 reais por saca em Sorriso (MT), traz dúvidas aos produtores. Os agricultres estão entre aproveitar os preços atuais ou aguardar até dezembro, quando os estoques diminuem e pode haver escassez do grão no mercado, que, neste ano deverá ser acentuada pelas perdas ocasionadas pelas geadas no Sul do país.

Porém, seja qual for a escolha do agricultor, em Sorriso, os mecanismos de estocagem serão suficientes e eficientes, pois houve venda antecipada de milho desta safrinha. "À medida que foi colhendo, já foi saindo...Já temos 75% da produção comercializada”, conta Élson Pozzobon, produtor rural do município matogrossense. A safra de soja também teve boa vazão, devido aos preços altos.

No município, foram plantados 250 mil hectares de milho e 75% dessa área já foi colhida. Entretanto, 30% da produção total foi plantada fora da janela ideal (até 20 de fevereiro), e com isso a safra do município pode registrar uma perda considerável. “Devemos perder entre 20 e 25%, cerca de 400 mil sacas a menos”, estima Pozzobon.

Em comparação com a safra de 2010, o volume da safra 2011 de Sorriso foi inferior, embora tenha sido plantada a mesma área. Mas, os atuais preços altos do milho acabaram compensando as perdas de produtividade.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado