DA REDAÇÃO: Campanha SouAgro quer atingir população urbana

Publicado em 21/07/2011 14:18 e atualizado em 21/07/2011 18:05
SouAgro: campanha nas principais mídias lembra à sociedade brasileira que seu desenvolvimento vem através do agronegócio. A fazenda do Brasil está no cotidiano de todos. Atores apóiam a iniciativa.

Patrocinada por empresas, associações e entidades, a campanha SouAgro, veiculada em diversas mídias, tem o objetivo de resgatar perante a sociedade a importância do agronegócio para o país. A campanha é capitaneada por Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e presidente do Conselho de Agronegócio da Fiesp. Foi ele quem conseguiu aglutinar vários setores do agronegócio para o financiamento do SouAgro, que se estende até Outubro.

Diante dos excelentes resultados de acessos à campanha em vários sites, os agricultores ficaram de “alma lavada”, conforme relata Glauber Silveira, presidente da Aprosoja Brasil, uma das entidades que apoiaram a idéia. Glauber defende que é preciso criar uma conexão entre o campo e a cidade, já que, daqui alguns anos, 70% da população será totalmente urbana. E para suprir as necessidades alimentares dessa população, nos próximos 50 anos, será preciso produzir o mesmo que nos últimos 10 mil anos.

No Brasil, o agronegócio já é responsável por 30% do PIB e para que o país alcance as pretensões de se tornar a 5ª ou 4ª maior economia mundial, Glauber avalia que é fundamental uma maior valorização da agricultura.

As perspectivas para isso são positivas, pois o potencial de crescimento é alto. Basta comparar o volume brasileiro, 160 milhões de toneladas, com os da China e EUA que produzem em torno de 600 milhões de toneladas. Além disso, a produção mais sustentável do planeta é brasileira e o país tem grande chances de se tornar o celeiro do mundo e de alimentar as 1 bilhão de pessoas (20% da população mundial) que passam fome.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado