DA REDAÇÃO: Leilões do Governo estimulam melhor nos preços para o orizicultor gaúcho

Publicado em 21/07/2011 14:34 e atualizado em 21/07/2011 18:17
Arroz: leilões do Governo estimulam melhora no preço para o produtor, que chega a R$ 22,50/sc no Rio Grande do Sul. Leilão do próximo mês desovará produto estocado, de menor qualidade, e será destinado à ração animal.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou nesta quinta-feira (21) mais um leilão de Prêmio para Escoamento do Produto (PEP) e de Prêmio de Escoamento Pago ao Produtor (Pepro) para estimular melhora no preço do mercado que há muito anda defasado. Medidas estão dando certo e, no Rio Grande do Sul, o preço da comercialização rompeu a barreira dos R$ 22,50 por saca.

Das 100 mil toneladas ofertadas para o PEP, 92,5 mil foram comprados pelo Governo com destino direto para a exportação. Já no evento do Pepro, apenas 8 mil toneladas foram vendidas, ante a oferta inicial de 20 mil toneladas, por conta da desinformação do produtor para com o mecanismo.

O presidente da Câmara do Arroz da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul), Francisco Schardong, comemora avanço do preço e também o volume recorde exportado no ano comercial de janeiro a julho de 2011 em 630 mil toneladas. Para ele, o estímulo ao mercado é importante para desovar produções paradas há 4 anos nos armazéns.

Neste momento, o orizicultor gaúcho segura o produto da sua safra nova, já que não tem vencimentos em custeios a serem pagos imediatamente, para melhor se administrar diante dos leilões da Conab e a procura da indústria pelo grão.

Para o próximo mês está agendado um novo leilão de Pepro, onde a mercadoria tipo 2 e 3 será destinada para a produção de ração animal. Segundo Schardong, o leilão será apropriado para o aproveitamento do arroz de menor qualidade.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado