DA REDAÇÃO: Indefinição climática segura queda maior dos grãos em Chicago

Publicado em 25/07/2011 18:53
Grãos: chuvas e instabilidade financeira derrubam os mercados em Chicago nesta segunda-feira. Condição das lavouras de milho cai 4% e a soja perde 2% após o calor da última semana, segundo USDA.

As chuvas que chegaram no último final de semana na região do Corn Belt dos Estados Unidos, somado a pressão sobre a instabilidade financeira que o presidente Barack Obama enfrenta, derrubou forte as cotações do complexo de grãos na Bolsa de Chicago (CBOT) nesta segunda-feira (25). Relatório do Departamento de Agricultura do país (USDA, na sigla em inglês) aponta para perda nas condições das lavouras de milho e soja.

Para o consultor de mercado da FCStone, Glauco Monte, a situação econômica incerta dos norte-americano poderia ter derrubado ainda mais os preços na CBOT, mas o fundamento climático ainda é determinante para a sustentação dos preços.

Segundo o USDA, as lavouras de milho perderam 4% das suas condições boas e excelentes com relação à última semana, e a soja perde 2%. O calor excessivo deve acumular perdas consideráveis sobre a produtividade da safra, mas o rendimento só chega ao mercado no levantamento que será divulgado no próximo dia 12 de agosto. Antes dessa data, consultorias privadas começam a divulgar seus próprios balanços.

Monte ainda lembra que o departamento considera que a média da soja no campo está pouco acima de 40% em condições que variam entre boa a excelente.

Apesar do mercado turbulento, a indefinição climática para os próximos dias devem manter os preços em patamares altos de US$ 7,00/bushel para os principais vencimentos do milho, e a soja em US$ 14,00/bu e podem se manter caso o relatório sobre o rendimento das lavouras norte-americanas confirmarem a baixa na produtividade dos grãos no país.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado