DA REDAÇÃO: Queda na condição das lavouras norte-americanas impulsiona os mercados em Chicago

Publicado em 26/07/2011 13:38 e atualizado em 26/07/2011 18:13
Grãos: crise financeira nos Estados Unidos impede altas mais expressivas nesta terça-feira em Chicago. Safra de milho e soja tem desenvolvimento prejudicado pelo calor excessivo. No Brasil, perdas na colheita do milho aumentam.

As cotações do complexo de grãos reagem forte nesta terça-feira (26) na Bolsa de Chicago (CBOT) após o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) reduzir a condição das lavouras de milho e soja do país da última semana para a atual. Porém, se não fosse a crise financeira norte-americana, os preços poderiam estar trabalham acima dos tetos registrados há um mês.

Analistas e o próprio departamento começam a apostar em perdas significativas para as lavouras norte-americanas, em especial, para o milho que tem o calor excessivo no cinturão de grãos prejudicando o desenvolvimento dos grãos. Segundo o consultor de mercado da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze, a safra do cereal tem as piores condições em qualidade desde o início do plantio.

Por outro lado, a demanda continua forte e suporta os preços futuros do milho. E, com a confirmação das perdas no próximo relatório de rendimento que o USDA deve divulgar no próximo dia 12 de agosto, os compradores do cereal devem buscar a oferta em outros países, onde o Brasil entra como potencial vendedor para o mercado.

Diante disso, produtores brasileiros temem maiores perdas na safrinha do milho. Brandalizze lembra que os estoques estão ficando ajustados e a produtividade se confirmando abaixo do esperado. Há quem opine em baixa de até 50% nesta produção.

No Paraná, após o plantio sofrer com uma estiagem e, em meados de junho, ser atingida por geadas, as lavouras que estão em pleno avanço de colheita são surpreendidas por chuvas, o que faz o grão brotar ainda nas espigas. O cereal está com baixíssima qualidade nos estoques, em sua maior parte, já ardidos. Produtores temem o atendimento dos contratos negociados antecipadamente.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado