DA REDAÇÃO: UNICA reduz moagem da cana em quase 15% com relação à 2010

Publicado em 26/07/2011 18:56
Cana-de-Açúcar: UNICA divulga relatório da safra brasileira e eleva cotações do açúcar em N. York nesta terça-feira. Moagem cai quase 15% com relação ao ano passado, refletindo uma safra atrasada e lavouras envelhecidas. Falta política energética para Brasil.

A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA) divulgou nesta terça-feira (26) mais um relatório de desenvolvimento da safra brasileira e constata que a moagem da cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil está quase 15% menor com relação ao ano passado ou 40 milhões de toneladas a menos de produto brasileiro até o levantamento. Números elevaram as cotações na Bolsa de Nova York que encerrou o dia com expressiva alta.

A safra brasileira está atrasada uma quinzena, em conseqüência a extrema seca que os velhos canaviais enfrentaram na temporada de 2010. Segundo o consultor de mercado Caio Carvalho, o diferencial projetado pela UNICA já indica o tamanho da quebra na produção brasileira em 2011.

Atento à quebra, o Governo já autorizou a importação de 400 milhões de litros de etanol dos Estados Unidos produzido a partir do milho. Situação seria diferente se houvesse uma política governamental de ajuste de estoques e incentivo à produção no setor sucroenergético.

A Petrobrás anuncia também que o preço da gasolina irá aumentar nos postos. Para o consumidor, esse é o reflexo da produção do álcool. A moagem se volta para o etanol anidro e reduz quase 32% do hidratado. Ou seja, para a população que depende do combustível em automóveis movidos à álcool, o preço final deverá subir ainda mais. Na mistura da gasolina, o Governo tem o controle.

Para Carvalho, este é o principal motivo que caracteriza a má administração do Governo para com o setor e assim, afetando toda a ponta consumidora. “A política energética está cada vez pior para o Brasil”, afirma.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado