DA REDAÇÃO: Importação de soja pela China deve vir com investimento em infra-estrutura

Publicado em 27/07/2011 13:33 e atualizado em 27/07/2011 16:36
Produtores de soja do Brasil participam de encontro mundial e são informados que a China deverá investir nos portos e armazens brasileiros para facilitar o esmagamento da soja dentro do nosso País.
O Brasil não terá capacidade de atender à demanda de soja da China, sem que haja investimento em infra-estrutura. Essa foi uma das conclusões da reunião internacional no Canadá, com produtores de óleos combustíveis, principalmente de soja, sobre consumo e produção no mundo, em que Glauber Silveira, presidente da Aprosoja, esteve presente.

De acordo com Glauber, os próprios chineses estão conscientes de que devem investir na infra-estrutura de portos e indústrias de esmagamento no Brasil. No país oriental, o esmagamento tem gerado custos muito elevados, pois grande parte da capacidade de 100 milhões de toneladas fica ociosa. Para contornar isso, o governo chinês determinou que essa quantidade fosse reduzida para 75 milhões de toneladas.

Bioenergia
Segundo relatório do Usda, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a produção de alimentos tem chance de aumentar exponencialmente nos próximos 10 anos, notadamente puxada pela bioenergia. Isso representa uma grande chance para o Brasil, mas que depende de políticas de governo para tirar proveito dessa oportunidade.

Enquanto isso, Glauber Silveira recomenda que o sojicultor aproveite os picos de preços do mês de agosto para comercializar seu produto, pois, por mais que a demanda seja crescente, o mercado costuma ser muito volátil.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado