DA REDAÇÃO: Presidente eleito da Aprosoja RS fala sobre aumento na produção de alimentos

Publicado em 27/07/2011 14:07 e atualizado em 27/07/2011 18:32
Soja gaúcha tem novo representante eleito, num momento em que o mundo pede mais produção de alimentos. Luta será pela conciliação da agricultura no Brasil com as barreiras que serão impostas pelo Código Florestal.
O presidente eleito da Aprosoja do Rio Grande do Sul, também prefeito de Tapera (RS), Ireneu Orth, falou sobre a missão principal da associação de defender os produtores de todo o Brasil e ajudá-los a produzir mais alimentos. O novo presidente vai comandar a segunda administração da entidade.

Nesta quinta-feira (28), a Aprosoja participa de uma rodada de negociações com chineses. Com o crescimento da região asiática, Orth destaca que o momento é muito bom para os produtores de soja e outros alimentos e que é preciso preparo da entidade que representa a maior commodity agrícola brasileira, a soja.

De um modo geral, o Brasil nunca teve perspectivas tão boas, com a melhora da situação econômica dos países e o aumento de renda das pessoas. Diante disso, o país é um dos poucos que tem potencial para aumentar a sua produção. Até mesmo a situação econômica delicada dos Estados Unidos favorece o Brasil, que tem a possibilidade de tomar parte do mercado que os americanos têm hoje junto à China e à Índia.

Código Florestal
A dificuldade dos órgãos públicos em liberar novas áreas representa uma barreira ao crescimento brasileiro, especialmente nos estados do norte do país. Já no Rio Grande do Sul, existem poucas áreas a serem expandidas. Na verdade, com o novo código florestal, muitas áreas do estado gaúcho devem ser replantadas, por exemplo, junto às beiras de rios.

Por fim, Orth espera que o novo código florestal, já votado pela câmara dos deputados, seja efetivamente sancionado pela presidente Dilma.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado