DA REDAÇÃO: Menor produção de hidratado deve aumentar o custo da gasolina para o consumidor

Publicado em 27/07/2011 14:17 e atualizado em 27/07/2011 18:07
Proprietários de carros flex tenderão a pagar mais caro pelo etanol hidratado nos postos, com aumento da produção do anidro para garantir a adição de 25% na gasolina. Consequência de uma politica que eliminou a produção de motores exclusivamente a álcool

Com o corte no esmagamento da cana anunciada pela União das Indústria de Cena-de-Açúcar (UNICA) na última terça-feira (26), os proprietários de carros flex (movidos a álcool e a gasolina) tenderão a pagar mais caro pelo etanol hidratado nas bombas dos postos. O Governo já anunciou aumento na produção de anidro para garantir a adição de 25% na mistura da gasolina.

Para Telmo Heinen, especialista em comercialização, se há seis anos não tivesse sido suspensa a fabricação de carros movidos exclusivamente a álcool, hoje, os automóveis caracterizados flex seriam mais econômicos e o controle sobre a produção do etanol não seria tão controlada.

“O carro flex excluiu essa possibilidade [de mercado] porque é impossível fazer um motor que seja econômico para os dois combustíveis. No caso o flex favoreceu muito mais a gasolina do que o etanol”, afirma.

Safra

A deficiência na produção da cana-de-açúcar está prejudicada este ano por conta do envelhecimento das lavouras que sofrem há alguns anos com as variações climáticas no Brasil. Segundo Heinen, precisará de pelo menos três anos para serem novamente recuperadas.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado