GEADA: Frio de 1°C atinge sul de Minas Gerais e perdas no café podem chegar a 15%

Publicado em 05/08/2011 11:56 e atualizado em 08/08/2011 08:03
Armando Matielli relata como foi a geada no Café do sul de MG nesta madrugada (05/08). Região ao sul do estado e baixadas foram as mais atingidas, perdas podem ser de mais de 15%.
As quedas bruscas de temperaturas dos últimos dias modificaram a paisagem e ocasionaram fortes geadas principalmente  na região de Gauxupé, no Sul de Minas Gerais, nesta madrugada do dia 5. Boa parte das plantações de café do Estado ficou comprometida, porém ainda não existem dados oficiais para comprovar a dimensão das perdas.

O presidente executivo da Sincal, Armando Matielli, estima que em torno de 10 a 15% da produção foi danificada com a queimada das floradas. "Não só as geadas, mas as baixas temperaturas (de até 1 grau)  vão interferir na parte vegetativa, na formação do ácido indolacético, (AIA) que provoca o desenvolvimento dos ramos, e na florada", comenta. As áreas mais atingidas foram as localizadas em baixadas onde há maior acúmulo de ar frio.

Com as estimativas de menor safra para a cultura no Brasil,  juntamente com os efeitos das baixas temperaturas, Matielli acredita que os preços do café podem explodir.

Por: Daniel Olivi e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado