DA REDAÇÃO: Grãos esperam USDA para se posicionar novamente no mercado mesmo com crise mundial

Publicado em 10/08/2011 14:04 e atualizado em 10/08/2011 16:59
Grãos: na expectativa de um novo relatório do USDA, mercados operam com muita volatilidade em Chicago nesta quarta-feira. Analista avaliam perdas significativa na produtividade da safra de soja e milho dos Estados Unidos.

Enquanto a crise financeira mundial não tira o estresse dos mercados, as commodities agrícolas se guiam pelos fundamentos climáticos que influenciam o desenvolvimento da safra dos Estados Unidos. Nesta quarta-feira (10), as cotações do complexo de grãos operam com muita volatilidade na Bolsa de Chicago (CBOT), aguardando o novo relatório de oferta e demanda que o Departamento de Agricultura do país (USDA, na sigla em inglês) divulgará amanhã, 11 de agosto.

Direto de Nova Iorque (EUA), o analista de mercado da Newedge Corretora, Vinicius Ito avalia que, assim como consultorias projetam desde a última semana, o departamento reportará perdas no rendimento das lavouras norte-americanas. Mais para o milho que teve o seu desenvolvimento prejudicado pela forte onda de calor no meio-oeste do Corn Belt. A soja deverá apresentar perdas, mas ainda com tempo para recuperar a produtividade em agosto, quando ocorrerá o enchimento dos grãos.

Para ele, a postura que o USDA irá adotar na divulgação dos seus dados é o que traz ansiedade para o mercado, pois tanto pode ter um tom conservador, dividindo as estatísticas de perdas em outros relatórios ou reportar números próximos ao levantamento total de perdas e impulsionar para a alta as cotações dos grãos na CBOT.

O conselho do analista para os produtores que ainda possuem estoques de grãos em mãos é cautela. O cenário começa a se definir diferente de um mês atrás, quando a demanda ainda estava aquecida, não havia perda na produtividade das lavouras dos Estados Unidos e o mundo não vivia uma crise financeira tão intensa como agora.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado