DA REDAÇÃO: Crise econômica não deve atinger commodities agrícolas

Publicado em 10/08/2011 14:16 e atualizado em 10/08/2011 18:10
Commodities agrícolas perdem patamar de preços altos com crise financeira no mundo. Apesar do temor sobre uma recessão, o consumo de alimentos não deverá ser afetado, principalmente para carnes. Demanda asiática continua.

A crise econômica mundial não trará grandes prejuízos para as commodities agrícolas. É o que afirma o presidente da Sindirações, Ariovaldo Zanni. De acordo com ele, apesar da nova ordem dos preços, a alta demanda chinesa e o crescimento da população mundial a longo prazo devem manter as commodities em um patamar de valorização.

“A China é hoje a locomotiva das negociações internacionais como importadora exportadora de bens. Então, a maior preocupação para o produtor brasileiro deve ser a saúde e disposição chinesa”, avalia Zanni.

Para o presidente, a queda do dólar deve trazer um efeito de compensação no mercado das commodities, pois mesmo que sejam negociadas a preços mais baixos a demanda tende a crescer.

Para as carnes, o presidente garante que a apreciação da moeda brasileira tem atrapalhado as indústrias exportadoras com reflexos no mercado interno, que por sua vez, é a aposta dos produtores como garantia para a saúde da economia brasileira.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado