DA REDAÇÃO: Colômbia pode sofrer queda de 5% na produção de café pelo quarto ano consecutivo

Publicado em 12/08/2011 13:47 e atualizado em 12/08/2011 18:24
Café: produção da Colômbia deve perder 5% pelo quarto ano consecutivo. Faltam grãos de qualidade no mercado e Brasil é hoje o principal abastecedor mundial. Patamar de US$ 2,50/LP é muito baixo para cafeicultor, afirma analista.
Federação dos Produtores de Café da Colômbia divulgou que o país sofrerá uma diminuição na safra do grão, passando de 9,5 milhões de sacas (no ano passado) para 9 milhões, reduzindo, assim, em 5% a sua produção. Este será o quarto ano seguido de quedas no país.

Por esse motivo, a Colômbia não poderá compensar a menor safra brasileira de café em função da última geada que afetou o sul do estado de Minas Gerais, conforme foi sugerido pela OIC (Organização Internacional do Café). A OIC, além disso, divulgou que a intempérie no estado mineiro não trará grandes prejuízos para o Brasil e que a safra mundial 2011/12 será de 130 milhões de sacas de café, pouco menor que os 133,33 milhões da safra passada.

Crise
O analista de mercado do Escritório Carvalhaes, Eduardo Carvalhaes, acredita que a crise atual dos Estados Unidos e da Europa será longa. Nesse contexto, o café poderá ser um dos produtos agrícolas com maior condição de sustentação dos preços, já que os fundamentos continuam bastante sólidos.

O valor do café na Bolsa de Nova York a US$2,50 “não é um preço espetacular”, diz o analista. Isso porque, é preciso considerar os preços históricos do café em dólar, cuja desvalorização tem se acentuado nos últimos 30 anos, sem contar o aumento do custo de produção no mundo todo.

Por fim, como a situação da crise econômica ainda é nebulosa, a recomendação aos produtores é vender o café aos poucos e, acima de tudo, não fazer dívidas a fim de segurar o produto. Embora haja crença de que o mercado estará melhor no final do ano, não há quem possa garantir isso. A crise não foi solucionada, foi apenas “empurrada para frente”, afirma Carvalhaes. Para ele, não foi tomada nenhuma medida efetiva para se conter, de fato, o déficit norte-americano.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado