DA REDAÇÃO: Fundamentos voltam a sustentar os grãos em Chicago nesta segunda-feira

Publicado em 15/08/2011 13:38 e atualizado em 15/08/2011 18:35
Grãos: clima nos Estados Unidos e macroeconomia dão suporte aos preços em Chicago nesta segunda-feira. Depois de muita tensão na última semana, fundamentos voltam a imperar positivamente sobre os preços.

A semana começa tranqüila para os mercados agrícolas na Bolsa de Chicago, com a macroeconomia mais calma e a volta do fundamento climático sustentando com expressiva alta nesta segunda-feira. Depois do relatório de oferta e demanda que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) divulgou na última semana, o mercado reverte a tendência baixista e passa a ser novamente suportado pelos fundamentos.

Segundo o analista da Safras e Mercado, Flávio França Junior, o reporte do USDA aponta para redução no volume da safra norte-americana frente à uma demanda que, apesar de enfraquecida, existe. Porém, a soja terá seu período de desenvolvimentos neste mês de agosto e até então, ainda com a produtividade indefinida.

No mercado interno, a crise macroeconômica derrubou o valor do câmbio fazendo compensar aos sojicultores brasileiros a pressão sobre as cotações internacionais. Para França, o saldo para o Brasil é positivo e o produtor pode continuar fazendo contas e encontrar uma média para comercializar em dias de alta na CBOT parte da safra que ainda está disponível em seus estoques.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado