DA REDAÇÃO: Audiência pública discute novo Código Florestal

Publicado em 16/08/2011 14:18 e atualizado em 16/08/2011 17:20
Código Florestal: Senadores se reúnem em Brasília para retomar discussões que modificam a atual legislação. Parlamentares estão atentos ao prazo para votação ainda este ano. Emenda 164 será modificada para não dar margem ao mau entendimento.
Encontro desta terça-feira (16) para discutir o novo código florestal teve participação maciça dos senadores.  Segundo a advogada ambiental Samanta Pineda, a principal preocupação dos parlamentares é que o tempo entre as discussões, a votação e a sanção da presidente Dilma Rousseff não ultrapasse o fim deste ano. Nesse sentido, a pressão dos produtores pode contribuir para que o projeto seja votado até o mês de Outubro.

A advogada afirma que após a aprovação na Câmara, o setor “relaxou” acreditando que o assunto já estivesse resolvido. No entanto, os produtores devem se mobilizar novamente e cobrar celeridade dos senadores, cuja maturidade não é tão grande como foi com os deputados. Na Câmara, o assunto já vinha sendo debatido há muitos anos, diferente do Senado que iniciou os debates agora.

O ponto polêmico da audiência píblica, a emenda 164, trata da consolidação das áreas de agricultura mesmo dentro de APPs. Há um consenso quanto à modificação da redação desse texto, pois existe ambigüidade na afirmação de que a supressão de vegetação em APPs serviria para implantação de novas áreas agropastoris.

Na verdade, a intenção é de apenas manutenção dessas áreas e Pineda não acredita que os senadores sejam contrários ela. Outra discussão controversa, levantada pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC), ex-governador de Santa Catarina, é a descentralização dos critérios para as consolidações de APPs, ficando essa função a cargo dos estados. À União restaria definir apenas as formas gerais.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado