DA REDAÇÃO: Mercado reflete expectativa do discurso de Ben Bernanke nesta sexta-feira

Publicado em 25/08/2011 13:31 e atualizado em 25/08/2011 17:20
Grãos: expectativa por pronunciamento de Ben Bernanke faz pregão diurno operar com forte volatilidade em Chicago nesta quinta-feira. Mesmo se medidas não agradarem macroeconomia, fundamentos sustentam grãos até outubro.
O mercado de grãos, em leve oscilação durante a semana, tem preços sustentados, apoiados no curto a médio prazo, conforme avaliação do analista de mercado Pedro Dejneka. Para ele, o momento é de cautela, pois há muito barulho no mercado. Aliás, o discurso de Ben Bernanke, presidente do FED (Federal Reserve), nesta sexta-feira (26), às 11h (horário de Brasília), contribui para esse frenesi.

Se Ben Bernanke anunciar que vai injetar mais dinheiro na economia, os preços devem subir bastante. Caso contrário, o nervosismo e a volatilidade voltam a predominar. No entanto, o analista aposta que, em vez disso, Bernanke deva apenas dar uma “dica de que fará isso no futuro”.

Na verdade, Dejneka não é da opinião de que essa injeção de liquidez seja o melhor caminho. Mas, caso isso ocorra, ninguém se surpreenderá, já que a economia americana tem feito muitas coisas “que não deveria ter feito”, lembra.

Com o Crop Tour, que ocorre nos Estados Unidos, surgiu o boato de que o rendimento americano pode ser ainda menor do que o previsto pelo relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Aliada a isso, a baixa produção do país corrobora para as cotações sustentadas.

Entretanto, essa atual calmaria do mercado pode ter prazo contado. Se houver confirmação dessas previsões e se o mercado externo acalmar, os preços podem facilmente disparar para patamares de US$15 o bushel da soja e US$8 por bushel do milho.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado