DA REDAÇÃO: Aprosoja assina convênios em Missão especial na China visando melhorias na logística brasileira

Publicado em 29/08/2011 13:52 e atualizado em 29/08/2011 16:14
Aprosoja assina convênios em Missão especial na China. Asiáticos devem investir em infraestrutura da logística para reduzir custos na importação dos grãos brasileiros e também beneficiar produtores. Demanda chinesa vai crescer nos próximos 10 anos.
Em reunião entre a comitiva da Aprosoja e a Câmara de Comércio da China, os chineses mostraram um interesse especial pelo investimento na infra estrutura logística do Brasil para que a soja chegue de forma mais rápida e mais barata à China, já que este país deve dobrar o volume importado de soja nos próximos dez anos.

De acordo com o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, dentro de 30 dias, a câmara do país e Aprosoja Brasil devem assinar um documento formalizando a cooperação entre ambos os países.O objetivo é fazer um acordo de cooperação para estudar as melhores formas de investimento e como será feito o arranjo financeiro para os feitos.

Em função má qualidade da infra-estrutura brasileira, o custo para a importação acaba ficando muito alto. Para o transporte da produção ao longo de 1400 quilômetros no Brasil, paga-se 100 dólares. Na China, este valor cai para 35 dólares. "O objetivo é baixar este custo de frete, de modo que o chinês possa levar parte desse lucro e o produtor brasileiro também, fazendo um transporte mais eficiente", acrescenta.

O presidente da Aprosoja enfatiza que uma das grandes necessidades no momento é de que haja um acesso mais rápido aos portos do norte, principalmente. " A saída alternativa da soja pelo norte não está nos planos do governo (brasileiro). O chinês já entendeu que o governo brasileiro não tem condições de fazer os investimentos necessários. O Brasil tem um custo administrativo/ político muito alto", conclui.

Por: João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado