DA REDAÇÃO: IRGA sugere que arroz seja negociado na BM&F

Publicado em 29/08/2011 14:03 e atualizado em 29/08/2011 17:36
Arroz: crise na orizicultura deve ser repensada com urgência, pois Brasil é hoje produtor excedente do cereal. IRGA sugere negociar produto em bolsa para equilibrar mercado. Mas enquanto isso, Governo precisa continuar pacote de ajuda na comercialização.
O IRGA (Instituto Rio Grandense do Arroz) tem projeto de negociar o arroz por contratos futuros na BM&F. Os produtores precisariam adquirir maior costume com esse tipo de negócio, mas os benefícios incluiriam transparência e democratização das ofertas, analisa Claudio Pereira, Presidente do IRGA.

Os produtores ganhariam ainda com uma classificação oficial do arroz e com aumento no número de empresas que comprariam o produto. “É importante modernizarmos a questão da comercialização”, diz Claudio Pereira.

Novas formas de utilização do arroz também são importantes para haver vazão a tudo que se produziu de excedentes.  Como o Brasil não produz mais somente para o consumo interno, é preciso buscar novos mercados internacionais, além de aprender a conviver com o Mercosul.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado