DA REDAÇÃO: Valorização do dólar frente ao real possibilita aumento na exportação brasileira

Publicado em 23/09/2011 15:34 e atualizado em 26/09/2011 15:09
Algodão: cotações se recuperam após semana turbulência no mercado financeiro e ganha 2 cents para outubro em N. York nesta sexta-feira. Valorização do dólar e aumento na oferta interna do Brasil possibilita ao cotonicultor exportar seu produto e garantir renda.

 

A turbulência no mercado financeiro internacional assombrou todo o complexo de commodities agrícolas durante toda a semana. Nesta sexta-feira (23), o cenário não foi diferente, mas ao algodão, uma recuperação favorável de 2 cents para o vencimento outubro na Bolsa de Nova Iorque, somado a valorização do dólar frente ao real, abre paridade na exportação para os produtores brasileiros.

Para Élcio Bento, analista da Safras e Mercado, o mercado doméstico do Brasil ainda se mostra tímido diante dos altos preços deste segundo semestre e, com oferta da fibra colhida na safra de inverno, a demanda cada vez mais enfraquece.

Ainda não é possível afirmar o futuro do câmbio junto ao temor que o mundo enfrenta sobre uma recessão na economia mundial. Porém, Bento avalia que a realidade que o mercado do algodão enfrentará é de pressão na oferta com a colheita da safra dos Estados Unidos e do Paquistão – que já registram perdas por questões climáticas – entre setembro e dezembro pode justificar uma retração no movimento de exportação.

Para o brasileiro, vale continuar atento ao cenário macroeconômico e se alertar para a variação do dólar frente ao real somado às cotações internacionais para participar dos negócios e garantir renda já que as exportações passarão a ser referência para a formação de preços externos.

Por: Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado