DA REDAÇÃO: Retomada dos preços dos grãos só deve acontecer quando fundamentos voltarem a valer

Publicado em 27/09/2011 13:37 e atualizado em 27/09/2011 17:14
Grãos: mercados se recuperam em Chicago nesta terça-feira, com esperança de ajuda dos bancos à economia da Grécia. Analista alerta para gravidade da crise na macroeconomia, onde fundamento de estoque baixo só deve voltar a operar no longo prazo.
Quedas recentes do mercado de grãos não foram baseadas nos fundamentos, conforme explica o analista da RJ O'Brien Pedro Dejneka. “A semana passada foi uma situação de pânico; os fundamentos não importavam para o mercado”, diz.

A crise financeira européia prevaleceu e ainda preocupa, pois, para ele, deve demorar muito a terminar. Por isso, somente quando os fundamentos voltarem a valer é que será possível uma retomada de preços. “Vai precisar de muita notícia boa para sustentar esse mercado”.

Embora as expectativas para o próximo relatório do USDA (Departamento de Agricultura Dos Estados Unidos), que sai nesta sexta-feira (30), apontem para uma previsão altista, “tudo pode acontecer”, alerta o analista. Caso chegue um relatório pessimista, aqueles produtores que não venderam durante o último “pânico” do mercado deveriam aproveitar agora, na opinião de Dejneka.

Mesmo com a queda registrada pelo dólar, comparando-se com as cotações do mês de Setembro, o câmbio ainda está alto e, ainda sim, compensa a exportação. Esses produtores precisam vender, mas sem se transformar em “Day Trader”, operador que negocia diariamente. “Seria perigoso”, diz Dejneka.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado