DA REDAÇÃO: Acordo com o Peru possibilita ao Brasil exportar pelo Pacífico

Publicado em 30/09/2011 14:02 e atualizado em 30/09/2011 18:09
Governo do Peru convida o Brasil para dividir sua estrutura portuária e assim beneficiar a exportação de produtos agropecuários de ambos os países pelo Oceano Pacífico. Investimento para melhoria da estrutura será do Governo da China.
O Presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, participa da Feira de Alimentação, que ocorre em Lima, Peru, como convidado pelo Ministério da Agricultura brasileiro. A ocasião lembra um acordo da Câmara Bilateral de Comércio Brasil – Peru de construir uma ferrovia que facilite as exportações brasileiras por meio dos portos peruanos num prazo de 5 anos.

Com os investimentos em estrutura portuária, ambos os países se beneficiariam. A saída pelo Pacífico, por exemplo, permitiria ao Brasil enviar soja à China com custos reduzidos. Já os peruanos têm os chineses interessados em suas jazidas para exploração minérios. Silveira frisa a importância de o Brasil buscar novas rotas de transporte, que sirvam como alternativas mais baratas para o envio da soja. “O Mato Grosso está no centro geodésico da América no Sul, do norte, sul, leste ou oeste, tem a mesma distância para qualquer oceano”, diz.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado