DA REDAÇÃO: Nematóide Pratylenchus pode reduzir pela metade produtividade da soja

Publicado em 03/10/2011 13:49 e atualizado em 03/10/2011 18:06
Estiagem prolongada faz aumentar a incidência de nematóides nas lavouras brasileiras. Ataque de vermes do solo provoca o apodrecimento da raiz e encurta ciclo de vida da planta. Aprosoja faz campanha para recuperar área de produção através das práticas de manejo.
A incidência do Nematóide Pratylenchus, segundo a Aprosoja Brasil, tem aumentado muito nas últimas safras e reduzido significativamente a produtividade da oleaginosa em algumas lavouras do país. De acordo com Naildo da Silva Lopes, Coordenador da Comissão de Gestão de Produção da entidade, além da soja, o parasita pode atacar aveia, milho, girassol, cana-de-açúcar, algodão, amendoim, adubo verde, erva daninha, entre outros e reduzir em até 50% a produtividade.

Diferente dos nematóides de galha e de cisto, que podem ser controlados com produtos químicos, o Pratylenchus só é solucionado com manejo. “Os produtos químicos de hoje não controlam os nematódies, eles podem amenizar algum efeito, mas são muito caros”, diz.

O Pratylenchus é um parasita que lesa a raiz das plantas, apodrecendo-as. “Existem poucos estudos sobre a ação e perdas dele”, diz Naildo. Por isso, a Aprosoja buscou auxilio da Embrapa, da Universidade de Viçosa, da Fundação Mato Grosso e da Fundação Rio Verde. Num exemplo de safra infestada pelo nematóide, foram produzidas na faixa de 22 a 35 sacas/hectares, volume inviável para o produtor. Após o manejo, a quantidade aumentou para 52 a 59 sacas/hectare.

O combate ao parasita depende de cada caso, mas é feito com atividades de manejo. “A gente usa alguns tratos culturais e rotação de cultura”, diz. Não necessariamente a terra é revirada, pois isso “pode até aumentar a infestação”, explica Naildo. O pousio, solução que implica prejuízo ao agricultor, também é levado em conta.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado