DA REDAÇÃO: Chuvas previstas para a próxima semana podem favorecer início da florada em algumas regiões de Minas Gerais

Publicado em 06/10/2011 13:46 e atualizado em 06/10/2011 17:39
Café: chuvas da última semana favorecem início da florada em algumas regiões de Minas Gerais, mas não recupera em 100% danos causados pela severa estiagem dos últimos meses. Situação compromete produtividade da safra de 2012.
Os bons volumes de chuvas previstos para a próxima semana em algumas regiões cafeeiras de Minas Gerais devem estimular a abertura de novas floradas e determinar o potencial produtivo das lavouras. Porém, se as chuvas não se confirmarem, os baixos teores de umidade do solo devem provocar abortamento dos botões florais,  diminuindo, consideravelmente, a produtividade.

Para produção da próxima safra, as chuvas ocorridas no início de setembro em algumas regiões de Minas Gerais, provocaram a abertura de vários botões florais, contudo, como não foram registradas mais chuvas ao longo dos últimos dias, muitos deles foram abortados, o que não significa perdas à cafeicultura.

Para o consultor da Cooparaíso, Cesar Candiano, com as previsões de chuvas para a região mineira na próxima semana, há condições para a recuperação das floradas, mas, não de forma completa . "De um modo geral, vai ser uma safra grande em função da bianualidade do café, mas, deve haver algumas quedas... em função do estresse hídrico acentuado e altas temperaturas", completa.

Por: João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado