DA REDAÇÃO: Preços da mandioca sobem com retração da oferta

Publicado em 10/10/2011 12:00 e atualizado em 10/10/2011 16:11
Mandioca: A cada semana, preços somam ganhos frente a uma oferta reduzida para a indústria. Na expectativa de valores ainda melhores, produtores seguram suas vendas e com isso, valores alcançam melhores patamares desde fevereiro deste ano e cenário é remunerador.
Cenário é de baixa oferta de mandioca para a indústria nos últimos dias. Os preços avançaram e os patamares da última semana são os maiores registrados desde fevereiro. O fechamento da última sexta-feira, dia 07, ficou em R$ 220,78 por tonelada, 3,3% superior à média da última semana.

"Esses preços ainda são inferiores ao de igual período do ano passado mas, ainda remuneram a atividade", afirma o pesquisador do Cepea, Fábio Isaías Felipe.

De acordo com ele, a retração da oferta é reflexo da indisponibilidade de raiz de primeiro ciclo no mercado e a falta de interesse para a colheita por parte de muitos produtores, já que ficam na expectativa de que os preços alcancem patamares mais favoráveis.

Além disso, a falta de chuvas também prejudicou fortemente o avanço da colheita na semana passada, o que também dá suporte aos preços.

A expectativa para os próximos meses é de que a oferta continue curta e as cotações permaneçam sustentadas nos patamares próximos aos atuais. Para novembro existe previsão de ligeiro aumento da raiz, com muitos produtores interessados em fazer caixa para o final do ano. "Mas, mudança mesmo na oferta é esperada mesmo para o início 2012", conclui.

Com relação à demanda, há um crescente aumento da procura por derivados, como fécula e farinha, a medida em que as empresas vão se programando para o final do ano. "A gente considera ainda que muitas indústrias ainda não recarregaram os estoques, aguardando a queda dos preços. Com essa reversão de mercado, muitos desses compradores  estão retornando ao mercado e isso tem conduzido à valorização dos preços da fécula", conclui.

Por: Ana Paula Pereira e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado