DA REDAÇÃO: Aprovação do Código Florestal precisa sair até dezembro para não prejudicar produtores

Publicado em 14/10/2011 14:33 e atualizado em 14/10/2011 17:40
Código Florestal: cronograma para aprovação nas Comissões do Senado começa a ficar apertado. Se não votada em 2011, presidente Dilma precisará prorrogar prazo para que produtor não volte a ser ameaçado por multas e falta de crédito no mercado. Entidades precisam exigir urgência nos prazos.
O Novo Código Florestal Brasileiro, no Senado Federal desde maio deste ano, precisa ser votado e sancionado pela presidente Dilma até Dezembro.  Caso isso não ocorra, o Código em vigor, cujo prazo de prorrogação encerra no dia 12 de Dezembro, pode ou não ser prorrogado novamente.

Para Almir Rebelo, produtor rural de Tupanciretã/RS, a não-prorrogação é uma possibilidade fora de questão, pois, com isso, 90% da produção agrícola atuariam na ilegalidade. Com isso, diversas multas passariam a ser aplicadas taxadas como crimes ambientais e novos financiamentos seriam impedidos aos agricultores.  “Essas multas são criminosas contra o produtor”, diz.

Já o problema de estender o Código Florestal em vigor mais uma vez esbarra nos próximos eventos como a “Rio + 20”, que será em Junho, e as eleições, no segundo semestre de 2012. Eles ajudariam a atrasar ainda mais uma votação, que atualmente já está muito atrasada na visão de Rebelo. “Ate agora só foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, que era a parte mais fácil”, diz.

As outras comissões irão discutir mérito. Como esses grupos somente se reúnem às quartas-feiras e muitos feriados de 2011 vão cair nesse dia, os adiamentos devem trazer mais um impasse. “Isso vai ser usado pelos ambientalistas em função da Rio + Vinte, que tem compromisso de não aprovar o Código Florestal”, afirma.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado