DA REDAÇÃO: Biodiesel deve ter maior adição de soja até 2014

Publicado em 19/10/2011 12:50 e atualizado em 19/10/2011 15:54
Mais de 280 congressistas se reúnem para formar a Frente Parlamentar do Biodiesel em Brasília. Grupo busca aumentar a adição de óleo de soja de 5% para 10% na composição do biocombustível até 2014 para garantir preservação ambiental e renda aos sojicultores brasileiros.

Após os fortes investimentos do Governo e do empresariado brasileiro para o avanço de tecnologias para o desenvolvimento do biodiesel, agora a atenção do Governo se volta para o consumo interno. Na noite desta quarta-feira, dia 19, será criada a Frente Parlamentar do Biodiesel, presidida pelo Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP-RS) com o objetivo de aumentar a adição de soja de 5% (B5) para 10% (B10) no diesel.

De acordo com Goergen, a criação da Frente faz parte da segunda parte do projeto para o biodiesel brasileiro e sua maior função é dar sustentabilidade a este desenvolvimento. “O biodiesel tem características que vão desde a preservação ambiental até o aumento de renda para o produtor, além de gerar empregos no processo de industrialização. No entanto, ainda é preciso ampliar o consumo de forma que o consumidor tenha garantias em todos os elos da cadeia”, afirma o Deputado.

A Frente Parlamentar já nasce como uma das maiores do país, com 280 congressistas entre Deputados e Senadores. Segundo Goergen, a expectativa é que até 2014 o B10 seja uma realidade nacional e, em 2020, seja possível ter 20% de mistura no diesel. “O principal ponto dessa ampliação na mistura é que ela seja segura, que os investimentos tenham retorno e que o produtor tenha o ganho desta agregação de valor”, garante.

Além da soja, outras culturas serão utilizadas na mistura do biodiesel e a agricultura familiar terá grande importância, segundo o Deputado. “Vamos industrializar a matéria-prima aqui do que simplesmente mandar o grão para fora. Esse potencial nós temos e com esse apoio político que o setor ganha com certeza vamos ver ações para esse tão esperado crescimento”, conclui o parlamentar.

Por: João Batista Olivi e Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado