DA REDAÇÃO: Segunda florada de café deve definir o nível do pegamento para formação de chumbinho

Publicado em 19/10/2011 13:10 e atualizado em 19/10/2011 16:33
Café: região de Guaxupé (MG) recebe chuvas desde a última semana para garantir uma primeira bela florada. No entanto, mais importante será a segunda florada para definir o nível do pegamento para formação de chumbinho.
O início do período chuvoso mudou a paisagem do sul de Minas Gerais. O maior índice de umidade finalmente favoreceu a florada do café após um longo período de estiagem na região. Os produtores seguem agora na expectativa de que o volume de chuvas seja suficiente para a realização do pegamento do chumbinho para que, em seguida, haja a formação do grãos de café.

Na opinião do gerente comercial de mercado interno da Cooxupé, Mário Panhota, ainda não há garantias de que a flor se transforme em chumbinho devido ao grande estresse hídrico enfrentado pelas lavouras no período de estiagem. "Algumas lavouras desfolharam bastante. Mas, acho que a gente tem que aguardar mais um pouco para ver a reação da planta", comenta. Para ele, o mais importante será a segunda florada para que se defina o nível do pegamento para formação de chumbinho.

Com relação aos preços, Panhota contesta as expectativas negativas para o mercado de café por parte das empresas estrangeiras, que acreditam em uma super produção brasileira para a próxima safra e a consequente desestabilização das cotações. Para ele, mesmo que boa produtividade brasileira se confirme, o mercado deve se manter sustentado, já que o produtor segue muito resistente com relação à venda de sua produção. "Ele já adubou suas lavouras, tem os compromissos liquidados, uma situação financeira melhor (...) O produtor não está disposto a vender sua mercadoria com os patamares de preços atuais. Ele vai segurar o café até o início da próxima safra", acredita.

Por: João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado