DA REDAÇÃO: CPI do arroz: preços ao produtor, tributação e a assimetria no Mercosul serão principais pontos de investigação

Publicado em 20/10/2011 10:59 e atualizado em 20/10/2011 13:03
CPI do arroz deve esclarecer problemas econômicos e financeiros enfrentados pela cadeia produtiva do cereal. Principais pontos de investigação serão as políticas de preços ao produtor, tributação e assimetria no Mercosul.
A CPI do arroz instalada ontem,19, no Rio Grande do Sul tem como objetivo esclarecer os problemas econômicos e financeiros enfrentados pela cadeia produtiva do cereal. Os principais pontos de investigação serão as políticas de preços ao produtor, tributação e a assimetria no Mercosul, de acordo com o presidente da Federarroz, Renato Rocha.

As dificuldades enfrentadas pela cadeia produtiva gaúcha são antigas, provocadas, principalmente, pelos baixos preços pagos aos agricultores por conta do excedente de produção na atual safra. As políticas de preços, os custos de produção, os problemas de comercialização e de armazenagem e os estoques reguladores são alguns dos principais pontos questionados pelos produtores.

O presidente da Federarroz, Renato Rocha, explica que a carga tributária brasileira acaba onerando o custo da produção, dificultando o processo de comercialização tanto no cenário interno quanto externo. Isso leva a uma assimetria com os países do Mercosul que são livres de tributação e, portanto, comercializam sua produção a um preço mais baixo, gerando excedente de produção no mercado brasileiro.

"Estamos cansados de denunciar e não há uma solução para os mesmos... os problemas estruturais não são discutidos. Vamos apresentar com muita propriedade e com todo conhecimento que nós temos para os integrantes da CPI assim que a gente for chamado", conclui.

Por: Ana Paula Pereira e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado