DA REDAÇÃO: Comissões de mérito analisam Novo Código Florestal na próxima terça-feira

Publicado em 20/10/2011 12:48 e atualizado em 20/10/2011 17:23
Prazo para Comissões do Senado votar a Reforma do Código Florestal fica apertado. Decisão pode ficar para o próximo ano. Produtores precisam se manifestar e lembrar à sociedade urbana que o alimento é produzido nas áreas verdes.
Na próxima terça-feira (25), o Novo Código Florestal será discutido conjuntamente pela CCT (Comissão de Ciência e Tecnologia) e CRA (Comissão de Agricultura). O Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), relator de ambas, fez a opção de juntá-las para trazer maior celeridade à aprovação da lei.

Essa será a primeira votação de comissões de mérito, que promete ser bem mais complexa que a já realizada na CCJ, (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania). A ideia é que se tenha votado até o dia 8 de Novembro para atender ao prazo estabelecido inicialmente pela presidente Dilma Rousseff: 9 de Dezembro.

O Instituto CNA garante, porém, que mesmo com o tempo esgotando, a aprovação deve ocorrer até meados de Novembro. Para Samanta Pineda, advogada ambiental, como os contrários à aprovação do Código Florestal não têm mais argumentos plausíveis, eles trabalham para extrapolar o prazo. Essa foi a “forma de atrapalhar” encontrada, diz a advogada.

O Senador Waldemir Moka (PMDB) tem buscado articular um prazo com a Câmara para que o retorno do projeto à Casa seja agilizado. Moka é o senador com maior facilidade para isso, pois era Deputado Federal na gestão passada e acompanhou a aprovação do Código na Câmara, “nós temos esperança de que isso dê certo”, diz.

A advogada completa reforçando que a pressão por parte dos produtores no Senado precisa aumentar, assim como a reação a movimentos contrários ao Código, como o manifesto dos artistas.
Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado