DA REDAÇÃO: Crescimento do consumo de café no mundo e quebra na safra de países produtores criam cenário positivo no longo prazo

Publicado em 25/10/2011 15:05 e atualizado em 25/10/2011 17:30
Café: cotações devolvem ganhos, acompanhando o mau humor do mercado financeiro, e recua mais de 1300 pontos em N. York. Mas fundamentos são positivos para produtores brasileiros. Cenário mundial é de mudança no perfil do consumidor que impulsiona demanda cada vez maior do que a produção.
O consumo mundial de café tem crescido em torno de 2% ao ano. De Setembro/2010 a Setembro/20 11, o mercado dos Estados Unidos elevou em 2,6% o consumo do grão, um dado surpreendente, visto que se trata de um mercado maduro. Nos emergentes, o aumento de demanda é bem mais generalizado.

As notícias de chuvas na Ásia, Vietnã e Colômbia, principais produtores, também dão suporte ao mercado. Com isso, deve haver falta de café fino e, nesse contexto, o volume de café arábica colhido não será suficiente para atender à crescente demanda mundial.

Na verdade, o recuo de 1.000 pontos desta terça-feira ocorre “em função dos problemas financeiros da Europa”, diz Joaquim Libânio Superintendente de Comércio Exterior da Cooxupé-MG. Na opinião dele, a crise não afeta o consumo, induz apenas uma mudança de comportamento: as pessoas deixar de consumir o grão em cafeterias para prepará-lo em seus lares.

O Euro desvalorizado devido à crise interessa a países como Alemanha e França, que têm suas exportações facilitadas, “para eles é interessante que se mantenha esse cenário”, diz.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado