DA REDAÇÃO: Falta de semente de milho preocupa mas, pode ser especulação do mercado

Publicado em 26/10/2011 13:02 e atualizado em 26/10/2011 14:47
Milho: indústrias de sementes especulam falta de matéria-prima para a safrinha de inverno a fim de pressionar para alta os preços. Aprosoja afirma que cenário é positivo e favorável para aumento do cultivo, mas caso falte semente, o produtor pode migrar para culturas semelhantes como o sorgo.
Com os bons preços do milho, a área para o cultivo da safrinha deve aumentar no próximo ano. Porém, apesar de ainda faltar quase quatro meses para o plantio, a ausência de sementes disponíveis no mercado tem deixado muitos produtores apreensivos.

Para o diretor administrativo da Aprosoja, Carlos Fávaro, o temor do mercado hoje se concretiza muito mais por um movimento especulativo de indústrias do setor a fim de forçar a alta dos preços do que por uma falta real do produto. "Esse boato surge todos os anos antes do plantio de soja e eu nunca vi faltar", ressalta.

Fávaro recomenda que o produtor siga em alerta. De um modo geral, o cenário é positivo e favorável para aumento do cultivo, mas, caso falte semente, o produtor pode migrar para culturas semelhantes como o sorgo e o girassol, por exemplo.

O diretor também comemora a anulação por parte do governo de Mato Grosso em aumentar a unidade fiscal do estado, o que causaria um impacto direto aos produtores do estado. Para isso, a Aprosoja iniciou uma ação conjunta com a Federação de Agricultura a fim de alertar o governo sobre a ilegalidade da ação proposta. "O governo do estado entendeu isso e já recuou", conclui.

Por: João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado