DA REDAÇÃO: China irá analisar pacote europeu e sentimento de incerteza volta ao mercado financeiro

Publicado em 28/10/2011 13:30 e atualizado em 28/10/2011 16:30
Grãos: mercados se acalmam da euforia do anúncio do pacote anticrise da Europa, e cotações operam em baixa nesta sexta-feira em Chicago. Sentimento dos especuladores ainda é de incerteza enquanto avaliam ajuda dos emergentes na solução do problema financeiro. Suporte fundamental é a crescente presença da China nas compras internacionais.
O mercado financeiro ontem trabalhou na euforia da divulgação de medidas para conter o avanço da crise econômica entre os países da Zona do Euro e hoje, preços trabalham sob dependência de humor dos fundos de investimentos e dos especuladores, explica o analista de grãos da Cerealpar, Steve Cachia.

A notícia de que a China pretende analisar o pacote anticrise europeu trouxe de volta ao mercado nesta sexta-feira o sentimento de incertezas em curto prazo, além de hoje ser sexta-feira e final de mês, quando normalmente alguns investidores aproveitam para garantir lucros. 

Para Cachia, a demanda segue muito forte e a tendência é de continuar forte. “A China voltou a comprar aproveitando baixas nos preços. Em 2012, a demanda deve continuar crescendo, mesmo com a crise.”, garante o analista. 

Em relação à oferta, Cachia esclarece que a produção mundial continua com dificuldades de acompanhar a demanda. Acentuada pela quebra na produção norte-americana. Dessa forma, o Hemisfério Sul precisa ter uma safra cheia e ainda assim os preços no mercado internacional não serão afetados negativamente.

O clima na América do Sul tem colaborado com o plantio de soja, mas Cachia lembra que este é um ano de La Niña e que não é possível saber como o clima irá se comportar em dezembro e janeiro, período importante para a oleaginosa. “Qualquer susto na safra pode deixar o mercado nervoso” adverte.

Em longo prazo, o analista explica que o mercado deve continuar influenciado pelas incertezas da crise financeira, principalmente na Europa e que, somente após sinais de que as coisas não vão piorar, é que o mercado de grãos irá se focar nos próprios fundamentos. “O mercado deve operar com volatilidade até se confirmar o tamanho da safra na América do Sul. No entanto, a tendência é altista, pois os estoques mundiais continuam apertados para soja e milho.

Por: Aleksander Horta e Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado