DA REDAÇÃO: Pecuaristas de MT estão diretamente prejudicados com falta de concorrência entre os frigoríficos

Publicado em 28/10/2011 13:40 e atualizado em 28/10/2011 16:35
Falta concorrência entre empresas no Mato Grosso para valorizar a arroba deste importante Estado produtor de carne. Após os pequenos frigoríficos falirem com pedido de recuperação judicial, volume de gado a ser abatido se concentra em poucas unidades. Referência entre praças chega a R$ 3,00 no diferencial.
Pecuaristas de Mato Grosso estão diretamente prejudicados com a falta de concorrência entre os frigoríficos do estado.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Canarana/MT, Marcos da Rosa, após os pequenos frigoríficos falirem com pedido de recuperação judicial, o volume de gado a ser abatido se concentra em apenas duas unidades hoje.

Sendo assim, o número de gado de confinamento do oeste de Mato Grosso já preencheu as escalas das indústrias abatedouras até o mês de novembro. Como consequência, hoje há sobra de boiada criada à pasto na região e muitos frigoríficos de outros estados concorrentes aproveitam o volume excedente, ofertando muito menos pela arroba. A referência entre praças já chega a R$ 3,00 no diferencial.

O presidente do BNDS avaliou que o país precisa montar uma estratégia integrada para o fomento da atividade pecuária do país. De acordo com ele, há um excesso de capacidade nos frigoríficos e grande demanda por carne no mercado asiático. "A ação governamental deveria ser no varejo, valorizando o pecuarista, reduzindo os preços pra população brasileira e criando capacidades para o produtor produzir mais. O produtor brasileiro só exporta 20% da sua produção abatida. É um problema interno brasiliero", contesta.

Por: João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado