DA REDAÇÃO: Laranja- Colheita avança e produtividade aumenta cerca de 30% na região de Limeira-SP

Publicado em 31/10/2011 11:06 e atualizado em 31/10/2011 14:17
Laranja: 35% da safra na região de Limeira (SP) já foi colhida e produtividade aumentou cerca de 30%. Maior oferta deve manter tendência de baixa nos preços que só continuam remuneradores, pois devido aumento na produtividade. Preços no mercado externo devem seguir ajustado, pois estoques baixos.
Colheita de laranja atinge praticamente 35% da área de cultivo na região de Limeira, interior de São Paulo. De acordo com o presidente da GCONCI, José Eduardo Teófilo, já houve um aumento de 30% na produtividade em relação à temporada passada. As condições climáticas favoráveis contribuíram para o bom andamento da safra.

O maior volume de oferta já traz reflexos negativos para os preços. Os preços pagos ao produtor  hoje giram em torno dos R$10 a R$ 10,50 por caixa. "É um preço baixo para o produtor que gasta de três a quatro reais para colocar este produto na indústria", comenta. Para o produtor que vendeu sua produção à indústria no ano passado, a remuneração média foi de 13 a 15 reais por caixa.

De acordo com Teófilo, o que remunera os produtores hoje é a maior produtividade. A oferta deve continuar trazendo pressão aos preços. Já no cenário externo, as cotações devem seguir mais firmes diante dos baixos estoques do produto.

Por: Ana Paula Pereira e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado