DA REDAÇÃO: Referendo na Grécia deixa mercado financeiro de mau humor e pressiona preços em Chicago

Publicado em 01/11/2011 12:34 e atualizado em 01/11/2011 16:24
Grãos: referendo na Grécia deixa mercado financeiro de mau humor e pressiona agrícolas nesta terça-feira em Chicago. Pacote de austeridade vai para decisão popular e incerteza continua sobre a macroeconomia, provocando muito volatilidade nos próximos dias.
A volta do mau humor no mercado financeiro com os novos rumos para a resolução da crise da Grécia pressiona os preços dos grãos em Chicago nesta terça-feira, 01. A notícia de que o primeiro ministro grego George Papandreou deve colocar o resgate do país em um referendo traz preocupação aos investidores.

Na Bolsa de Chicago, os contratos de maior liquidez para a soja já operam abaixo do patamar dos US$ 12 por bushel. As perdas superaram os 20 pontos nos principais vencimentos da oleaginosa. De acordo com o analista de mercado da RJO'Brien,Pedro Dejneka, os preços poderiam estar  ainda baixos se não fosse o suporte positivo do campo fundamental.

Segundo Dejneka, o pedido de concordata na justiça de Nova York de uma das maiores corretoras dos Estados Unidos, a MF Global Holdings e sua subsidiária financeira, MF Global Finance USA Inc., também contribui para a pressão do mercado agrícola de hoje. A empresa teria alta exposição a títulos de dívida da Europa e, portanto, os negócios com as ações da corretora foram suspensos. "O problema hoje não é a Grécia em si, são os bancos que tem exposição a derivativos dentro da Europa", enfatiza.

Para o analista, a volatilidade deve predominar nos próximos dias com as incertezas do cenário macroeconômico. "Não tem nada definido. O cenário financeiro está em pânico mas, ao mesmo tempo, é hora de ter calma". O mercado segue também na expectativa do relatório de Oferta e Demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), que deve ser divulgado no próximo dia 9.

Por: João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado